Um aliado ao paciente que necessita do tratamento quimioterápico é o cateter Port-o-Cath. Este dispositivo oferece: (1) conforto em saber que não serão mais necessárias múltiplas punções venosas para infusão medicamentosa, (2) segurança em saber que o quimioterápico não extravasará para o subcutâneo e pele, (3) confiança de que o tempo de tratamento quimioterápico não será afetado por falta de acesso venoso.
O Port-o-Cath é um cateter de longa permanência que pode ficar até cinco anos se adequadamente manipulado. Ele é implantado embaixo da pele, e é puncionado certeiramente por uma agulha específica, chamada hubber point, com formato de “L”. Depois de colocado, o sistema é “lavado” com soro e então a medicação é infundida através dele.
O cateter, além de servir para as medicações, é ótimo também para coleta de exames de sangue e transfusão sanguínea.
O implante do cateter é feito no centro cirúrgico com anestesia local e leve sedação para conforto. É utilizado aparelho de radioscopia digital para auxílio do implante e confirmação da posição adequada do cateter. O paciente recebe alta no mesmo dia e já pode utilizar o cateter assim que implantado.
Gostou do Port-o-Cath? Converse com seu médico sobre ele. E assim que decidirem, procure um cirurgião vascular para realizar o implante!