O exercício físico, que possui efeitos benéficos bem documentados em vários desfechos de saúde, incluindo diminuir doenças cardiovasculares, cerebrais e alguns tipos de câncer. 1
O sono, que para a maioria dos adultos precisa ser cerca de 7 a 9 horas por noite para ser considerado restaurador, ou seja, sentir-se suficientemente bem no outro dia. A higiene do sono deve ser realizada com diminuição de telas durante a noite, uso de chás e músicas relaxantes.
A alimentação saudável com ênfase em vegetais, legumes e frutas. Grandes estudos epidemiológicos prospectivos demonstram a associação de dieta e doenças crônicas. 2
Os relacionamentos sociais são também imprescindíveis e essenciais. Estar rodeado de pessoas que amamos, tanto família, quanto amigos, mesmo que virtualmente, nos traz felicidade e bem-estar.
A saúde mental precisa ser muito bem cuidada!! Pessoas felizes e otimistas adoecem com menos frequência. O exercício da gratidão deve ser treinado diariamente, com a descrição de 3 itens que ocorrem em seu dia e que você é grato. No início é bem difícil, mas com o treino torna-se tão claro.
Evitar tóxicos como bebida alcóolica, drogas e cigarros.
Nosso objetivo além de longevidade, é percorrer o caminho com muita saúde física e emocional.
- Sone H et.al. Cardiorespiratory fitness as a quantitative predictor of all-cause mortality and cardiovascular events in healthy men and women: a meta-analysis. JAMA. 2009;301(19):2024.
- Diet, nutrition and the prevention of chronic diseases. World Health Organ Tech Rep Ser. 2003;916:i.