Estamos no inverno, mas os dias mais frios do ano já chegaram com o outono. As duas estações requerem atenção redobrada dos pacientes oncológicos em relação à saúde da pele. Isso porque, além de frias, também costumam ser mais secas, o que combinado com a ação dos tratamentos quimioterápicos e radioterápicos contribui para um ressecamento acentuado da pele.
Confira 4 dicas para amenizar os efeitos do inverno na pele:
1- O primeiro passo (e um dos mais importantes) é a hidratação da pele. Ela é essencial não somente para reduzir o impacto do frio na pele, mas também para prevenir o ressecamento causado por alguns quimioterápicos, como por exemplo, a capecitabina, que é uma medicação via oral. Ela pode causar um efeito adverso chamado de eritrodisestesia palmoplantar (ou Síndrome Mão-Pé), que em alguns pacientes pode inclusive evoluir com fissuras na pele. Com a hidratação vigorosa, é possível prevenir e tratar esse tipo de reação.
2- Evitar exposição ao sol – e usar protetor solar (mesmo dentro de casa). A quimioterapia deixa a pele mais sensível aos efeitos dos raios ultravioleta, o que pode facilitar a ocorrência de queimaduras. O filtro solar a ser utilizado deve ser fator 30 ou maior. Não esqueça que mesmo em dias nublados e para ficar dentro de casa ele deve ser utilizado (pois as telas de computador, celular e luz artificial também podem danificar a pele).
3- Muita muita muita água!!!! Isso já é imprescindível pra quem faz quimioterapia (auxilia no metabolismo das drogas), e também auxilia na manutenção de uma pele saudável e hidratada.
4- Evite banhos muito quentes! Isso pode acelerar o processo de ressecamento da pele! E aí, gostou do post? O que você tem feito para cuidar da sua pele no período de quimioterapia? Conte pra gente.